A Região Centro tem um grande potencial turístico, contudo precisa ser, ainda, melhor divulgado e, cada vez mais, os municípios têm se dado conta da importância de investir na área como alternativa de aumento de receita e geração de emprego e renda. A Quarta Colônia e a região de Caçapava do Sul já são bastante conhecidas, mas há outros lugares com belezas naturais e sítios arqueológicos, como os municípios do Geoparque Raízes de Pedra, constituído por Jaguari, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Mata, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis. Criado em 2021, o geoparque já desenvolve diversas atividades e trabalhos visando a sua consolidação e, futuramente, o reconhecimento internacional da Unesco – à exemplo de Caçapava do Sul e Quarta Colônia, que já receberam o parecer positivo dos avaliadores da agência, portanto com o processo avançado para virar uma vitrine fora do Brasil.
Integrantes do comitê de implantação do Raízes de Pedra participaram, na terça-feira, de uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB) para a apresentação das quatro propostas de geoparque no Estado. Ao mesmo tempo, os representantes dessas áreas solicitaram apoio político e recursos para o desenvolvimento turístico e ambiental dos municípios. No encontro com Leite, ficou definido que será constituído um grupo de trabalho com integrantes dos quatro geoparques para consolidar iniciativas que potencializem o geoturismo nas regiões.
Foto: divulgação
Na oportunidade, o prefeito de Jaguari, Beto Turchiello (MDB, à direita na foto), sob o olhar do secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel (à esquerda), presenteou o governador com uma cesta de produtos do Geoparque Raízes de Pedra.
Locais que devem fazer parte do geoparque Raízes de Pedra são visitados por equipe